GOVERNADORES ASSINAM ACORDO PRA PAGAR ÁGUA DA TRANSPOSIÇÃO.

Foi no Palácio da Redenção, em João Pessoa, que governador da Paraíba, João Azevedo recebeu o Ministro da Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho para a assinatura de um pré acordo de operação de obras da transposição das águas do Rio São Francisco. O documento também foi assinado pelos governadores do Ceará, Camilo Santana, do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra e pela vice-governadora de Pernambuco, Luciana Santos, que participaram do ato de forma virtual. 

Os estados de Pernambuco e Paraíba já têm acesso aos recursos hídricos do rio e já começam a efetuar o pagamento ainda este ano. O Ceará e o Rio Grande do Norte vão passar por uma etapa de testes antes de iniciar o pagamento.

A Governadora do RN, Fátima Bezerra pediu a inclusão do eixo Apodi-Mossoró nas obras da transposição, que vão custar pro estado 60 milhões de reais.

O Ministro Rogério Marinho disse que "nesse primeiro ano haverá um acréscimo de 5% no custo da energia, acontecendo de forma gradativa pelos próximos cinco anos até que os estados possam assumir a integralidade da manutenção do bombeamento das águas do São Francisco”. 

12 bilhões de reais já foram investidos pelo Governo Federal nesse Projeto de transposição do São Francisco.